Sábado, 21 de Agosto de 2010
Cadernos vs Dossiers - Regresso ás Aulas

Olá meninas =) Tudo bem?

Ora bem, o post de hoje foi feito para ajudar quem é que está em duvidas sobre o que é que vai usar neste ano lectivo: Caderno vs Dossier, qual escolhes? Bem... eu já os 2 métodos, este ano ainda não decidi, mas como vou ter só 2-3 disciplinas, talvez opte por cadernos A5 ^^ enfim... Vejam então os prós e contras que reuni, e falem-me de vocês...

Cadernos vs Dossiers

  • Os de capa dura são melhores (estragam-se menos) apesar de serem + caros que os de capa fina e não existem em tanta variedade
  • Acaba por ser uma escolha + cara, pois tens de comprar 1 para cada disciplina
  • Caso uses aqueles com 'separadores', se o espaço de uma disciplina pode acabar, terás de comprar outro caderno, e assim, terás a matéria dividida
  • Podes levar apenas os cadernos das disciplinas que vais ter naquele dia
  • Mais tarde, se as folhas se estragaram ou se soltarem, não poderás passar a limpo sem ficar com o caderno desorganizado, terás de arrancar as folhas ou usar montes de corrector)
  • Quanto a fichas, testes e etc: ou compras uma capinha com várias micas, ou dobras as folhas e colocas no caderno/livro, ou agrafas as fichas ao caderno

  • Os de 4 argolas são melhores que os de 2, pois as folhas ficam + seguras, no entanto são + caros e existem em menos variedade
  • Caso te faltem folhas, só tens de comprar recargas (que são bem baratas)
  • Se usares dossier aconselho-te a comprar recargas, separadores, micas, furador e argolas autocolantes (para quando alguma folha se rasgar, não sair)
  • Corres o risco de ficares com tudo espalhado e desorganizado, caso o dossier caia
  • Podes colocar todas as disciplinas num só dossier, logo, ficará + barato
  • No entanto, ao andares com todas as disciplinas atrás, ao longo do ano irá ficará + pesado

Dica: Quem gosta de dossiers, mas não gosta de andar com todas as disciplinas atrás por se tornar muito pesado, pode comprar 2 dossiers: um de lombada larga, e outro + fino! Assim, podem trocar de um dossier para o outro, as disciplinas que irão ter naquele dia... podem até demorar um pouco +  de tempo a arrumar a mala, mas compensa ;) Eu fiz isto durante vários anos!

 

E vocês? Vão usar cadernos ou dossiers?

 

Beijinhos*

Debz



Posted by Naughty Girl às 12:00
link | Comentar |

21 comentários:
De bibi a 8 de Agosto de 2015 às 16:22
para mim eu acho que os dossiers são melhores pois podemos deixar os outros períodos em casa e evitamos de andar com a mochila pesada , mas para os 5º e 6º ano e melhor usar cadernos pois não tem tantas disciplinas 


De Alexandra Rocha a 10 de Setembro de 2011 às 14:03

Olá eu tenho 15 anos e vou agora para o 10ºano para o curso de ciencias e tecnologias, e estou mesmo indecisa se vou usar capas ou cadernos. Eu costumo usar cadernos e gosto bastante, apesar de no ano passado usar capa para portugues e também acho que dá muito geito. Poderias ajudar-me a decidir?? Obrigada bjs


De Denise a 1 de Setembro de 2010 às 00:31
Eu vou usar cadernos, por 2 razões. Primeiro, usei no 5º e 6º dossiers e não é que me tenha arrependido, mas não quis repetir a expriência. É que muitas vezes os professores exigem que se traga as folhas dos períodos passados. Eu, apesar de até ser certinha na escola, não levava pois tornava-se demasiado pesado e um dia, sem eu estar á espera, pediram-me o dossier para avaliarem. E levei uma nota bem pior por não ter as coisas do período passado :\ Ou seja, é peso a mais garantido!
E segundo, porque apesar das coisas ficarem bem organizadas nos dossiers, isso por vezes pode depender. Tenho uma colega minha que usava dossier e nunca tinhas as coisas organizadas. Ou era porque as folhas rasgavam-se, ou porque estava a escrever qualquer coisa com a folha fora do dossier, tocou e ela enfiou a folha ao acaso e nunca mais a encontrou... isto é, se não és uma pessoa organizada, vais dar-te mal tanto com os dossiers como com os cadernos. Mesmo apesar dos dossiers ajudarem um bocadinho ;P Com cadernos, desde que tenhas uma capa, arquivas bem as coisas ;)


De Modista a 26 de Agosto de 2010 às 15:16
Adoro os teus posts!
Gostei da explicação.Eu utilkizo dossier,e quando acaba o período,deixo noutro em casa,para não ficar super pesado.
Como tu tens super poucas discilplinas,também acho melhor usares cadernos...


De Giih a 25 de Agosto de 2010 às 15:34
Achas que os dossiers são bons para o 8º ano??


Responde no meu blog pf!


Kiss, adoro o blog!


De Fashion World (Kika) a 24 de Agosto de 2010 às 22:42

Olá =)
Eu no 6º ano só usava dossier pa potrugues pq a prof preferia, por causa de metermos la as fichas e isso... mas agora q vou p'ró 7º vou optar por cadernos  a tudo :)

Beijinhos ;D


De Carolien a 24 de Agosto de 2010 às 14:15

Oi :D
Estou super indecisaa sobre isso dos dossies e dos cadernos :S Sempre usei cadernos, mas queria experimentar a usar dossie mas tenho uma professora que nao concorda muito, acha que é melhor usar caderno, pois da mais geito na disciplina dela..
Acho que vou optar por comprar dois cadernos grandes de capa dura (para portugues e matematica ) e usar dossie para o resto das disciplinas, provavelmente fazer aquilo do andar com um pequeno na escola e ter um grande em casa...
Concordas?


De Naughty Girl a 24 de Agosto de 2010 às 15:04
Olá =)
Para português acho que não irás precisar de 1 caderno grande de capa dura xD eu pelo menos usei um A5 de capa dura e não cheguei aos 2/10 do caderno (mas isso sou eu, q o stor não escrevia muito, e os exercicios eu ou escrevia no caderno ou no livro/fichas =P).
Eu não sei em q ano tás, mas acho q as disciplinas + "secundárias" podem muito bem ser num dossier ;) se tiveres no secundário então (e dependendo do curso também), deves mesmo de usar outro dossier maior para ir trocando as disciplinas.
bj**Ng


De Carolien a 24 de Agosto de 2010 às 18:25

Pois, mas com a minha professora é bem diferente... Ela escreve bué. Português é a disciplina onde escrevemos mais :P


De Rita a 22 de Agosto de 2010 às 22:30
onde posso encontrar o primeiro e segundo caderno da segunda fila? obrigada


De Naughty Girl a 22 de Agosto de 2010 às 22:48
Olá =)
Podes encontrá-los no Continente.
bj*NG


De tiffany a 22 de Agosto de 2010 às 14:26
Eu vou usar dossier, como sempre.

Ah, tenho um novo post, já regressei ao blog,  vai ver e comenta. Beijinhos . :)


De Mafalda a 22 de Agosto de 2010 às 13:12
Ola :D
A musica chama-se : Yiruma - River Flows in You
O player é do youtube , mas leva codigos e como nao fui eu que o coloquei lá não sei bem, mas vou perguntar e depois digo-te .
Beijinhos ;


Comentar post



A sua marca aqui? Contacte:
naughtygirl-blog@hotmail.com